quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Literatura! Resumo e Ficha de Leitura - A cidade e as Serras (Eca de Queiroz)

O segundo livro, que vou sintetizar aqui é cidade e as serras, pessoalmente eu gostei do livro, pequeno (só 16 cap), relativamente facil de ler, e com happy end. 
Novamente os creditos vão para Ana Maria, minha professora de literatura, já que era ela quem passava praticamente tudo do resumo que vou postar aqui.

A cidade e as Serras (Eca de Queiroz) 1901 - (Realismo) 
Ficha de Leitura:  

Narrador: Personagem, porém não o protagonista, e sim seu amigo José Fernandes, que narra atenuamente os fatos ruins de Jacinto, no entanto o traz á realidade.

Tempo e Espaço:  
Paris e Portugal no séc 19, onde Paris representava a cidade, a grande metrópole com suas riquezas e Portugal representava as Serras, com sua simplicidade.
Condiz com a escola literária o Realismo quando apresenta criticas á aristocracia, e descreve o adultério.
1826- mostra o positivismo, e o cientificismo as avessas.

Romance Humanitário:
Mostra o atraso de Portugal, e seus problemas sociais, critica a elite portuguesa que nao cuida de sua terra e de seu povo, e apresenta como solução um retrocesso tecnológico de agricultura, para os moldes do sistema feudal, afim de melhorar a economia portuguesa.

Personagens: 
Jacinto: o "príncipe" vive uma vida plena e satisfatória de ilusão quando em Paris, e seus atos refletem isto, porem quando cansado da vida de futilidades, é imerso nas serras de Portugal e descobre a verdadeira felicidade.

Zé Fernandes: o melhor amigo de Jacinto, que se aproveita também de sua fortuna, porem abre os olhos do amigo quanto aquela vida fútil, e o insere no campo.

Aristocracia : vida de futilidades
Campo: vida de necessidades 


RESUMO! ENREDO

Cap 1 a 7: Genealogia de Jacinto, mostra a saida de Portugal com D. Miguel.
1875-1880: tempos da universidade onde mostra sua teoria : suma potência x suma ciência = suma felicidade.

1887-1888: Zé Fernandes após passar um tempo em Portugal, volta a Paris.

Cap 8 a 16: Jacinto cansa-se da vida de aparencias que leva em Paris, Zé Fernandes ajuda abrir os olhos de Jacinto, mostrando a ele, as desigualdades sociais existentes ali. Então propõe uma viagem a Portugal, onde Jacinto se maravilha com a simplicidade do campo, e como sua bagagem extravia e atrasa, ele prefere ficar por lá, por mais algum tempo.. Depois de residido, um dia numa chuva torrencial, teve de se hospedar na casa de um de seus funcionarios, e é quando percebe as necessidades de seu povo. E a partir daí comeca a transformar suas terras, colocando ali um posto médico, escolas e etc. Com o passar do tempo, casa-se com a prima de Zé fernandes, Joaninha, entao estava completamente feliz, ali na simplicidade do campo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário