terça-feira, 8 de abril de 2014

Biologia! Reino Monera

Reino Monera! 

Constituído por bactérias e cianobactérias
características do reino: 
- Unicelulares
- Procariontes (sem núcleo organizado)
- citoplasma desprovido quase totalmente de estrutura membranosa
- inexistência de cloroplasto

compostas por:
- hialoplasma
- ribossomos
- cromatina (dna)
- membrana plasmatica
  
(Estrutura celular de uma bactéria)

Nutrição:

As Bactérias se alimentam de diversos modos, entre eles podemos distinguir grupos como:
- Autotróficas: são capazes de produzir as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento, a partir de substâncias inorgânicas.

- Quimioautotróficas: utilizam oxidações inorgânicas como fonte de energia para sintetizar substâncias orgânicas a partir de gás carbônico (CO2) e de átomos de hidrogênio (H) 

- Heterotróficas: a maioria das espécies de bactéria apresenta nutrição heterotrófica, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos. As saprofágicas obtêm alimento a partir de matéria orgânica sem vida. Desempenham a função de decompositoras.
As parasitas são as que obtêm alimento a partir de tecidos corporais de seres vivos, em geral causando doenças.

Reprodução: 

Bactérias se reproduzem, sexuada e assexuadamente.

Assexuada:
Divisão binária: As bactérias se reproduzem assexuadamente por divisão binária. Nesse processo, a célula bacteriana duplica seu cromossomo e se divide ao meio, originando duas novas bactérias idênticas a ela. Esta é a forma mais usual da reprodução bacteriana.

(esquematização de rep assexuada)

Sexuada:
Para as bactérias considera-se reprodução sexuada qualquer processo de transferência de fragmentos de DNA de uma célula para outra. Depois de transferido, o DNA da bactéria doadora se recombina com o da receptora, produzindo cromossomos com novas misturas de genes. Esses cromossomos recombinados serão transmitidos às células-filhas quando a bactéria se dividir.
A transferência de DNA de uma bactéria para outra pode ocorrer de três maneiras: por transformação,transdução e por conjugação.

Classificação:
As bactérias são classificadas pelo seu formato e são divididas em
cocos,bacilosvibriões, e espirilos. Os cocos, podem se agrupar, e formarem colônias. Grupos de dois cocos formam um diplococo, enfileirados formam um estreptococos, e em cachos, formam um estafilococo.



Doenças:
Bactérias são causadoras de inúmeras doenças, tais como: Tuberculose,acne,lepra,difteria, sífilis, coqueluche,tétano, leptospirose, gonorréia, miningite, salmonela

Ps: Para efeitos de vestibular é bastante importante memorizar as doenças causadas por bactérias e por vírus, já que geralmente é pedido para diferenciar o tipo de tratamento com as doenças causadas pelos dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário