segunda-feira, 11 de março de 2013

Literatura! Exercicios

Olá! hoje vou deixar aqui algumas questões estilo segunda fase (costuma cair na unesp/unicamp/fuvest) 
e essas são do livro Til, indicadas pela minha professora de Literatura,Ana Maria.


Questões Dissertativas
1-Leia o texto :“Eram dois, ele e ela, ambos na flor da beleza e da mocidade. O viço da saúde rebentava-lhes no encarnado das faces, mais aveludadas que a açucena escarlate recém aberta ali com os orvalhos da noite. No fresco sorriso dos lábios, como nos olhos límpidos e brilhantes, brotava-lhes a seiva d’alma.” (Til, José de Alencar, p. 01)

Caracterize os dois personagens referidos como “ele” e “ela” no romance Til, de José de Alencar, explicando em que medida podemos considerá-los como herói e heroína românticos.

2- Observe os trechos a seguir:
“Ficava no seio de uma floresta virgem, porventura a mais vasta e frondosa, das que então contava a província de São Paulo, e foram convertidas a ferro em campos de cultura (...)
(...)
Assim atravessaram os canaviais, divididos em alqueires por largas alamedas e carreadores mais estreitos.
(...)
Entraram, em seguida, na roça, onde o feijão estava em flor e o milho espigava, agitando os louros pendões. Logo adiante ficavam os vastos cafezais, recentemente carpados e já frondosos para mais tarde se cobrirem de bagas escarlates,como fios de corais entrelaçados pela folhagem de brilhante esmeralda.”

Considerando os fragmentos, retirados das primeiras páginas da obra Til, de José de Alencar, explique por que se pode considerar que há um Regionalismo Sonhador, distante do real, na obra em questão. Em seguida destaque dois traços regionais que se podem comprovar na obra.


3- Leia o trecho e responda:
“Era um homem de grande estatura e vigorosa compleição, vestido com uma camisola de baeta preta, que lhe caía sobre as calças de algodão riscado. Apertava-lhe a cintura rija e larga faixa de couro mosqueado do cascavel, onde via-se atravessada a longa faca de ponta com bainha de sola e cabo de osso grosseiramente lavrado.”


3.1 Explique a importância do personagem acima descrito no romance Til, comentando por que ele é uma espécie de protetor de Berta.
3.2- Afirma-se que o maniqueísmo é uma característica do Romantismo que consiste em o bem ser sempre bem e quem é mau sempre será mau. Você concorda que a personagem em questão está adequado a esse perfil? Comente.
4- Que tipo de narrador temos no romance Til, de José de Alencar? Explique por que se trata de um narrador onisciente, comprovando com duas passagens do livro.


4 comentários: