sexta-feira, 25 de abril de 2014

Geografia! África

Vou dividir o tema áfrica, para o post nao ficar tão comprido... 

1) Espaço Natural

- É cercado pelos oceanos Atlânticos (oeste) e Índico (leste), além dos mares Mediterrâneo (norte) e Vermelho (nordeste). Litoral com mais de 27 mil km de extensão é muito regular.

- Cerca de 80% de suas terras são da zona Intertropical, Cortada pelo meridiano de Greenwich, com a maior parte no hemisfério oriental

- A base geológica da África é formada por grandes e antigas placas tectônicas um pouco fragmentadas após a divisão do supercontinente Gondwana (assim como a Am do Sul, por isso a semelhança entre os dois)

- Estrutura de relevo é bastante simples com predominância de planaltos baixos e planícies sedimentáres. Apresenta desertos, dunas 

- Hidrografia é pobre devido a presença de extensas áreas de clima árido, poucos rios de grande extensão se destacam, como por ex

Nilo: 6.670 km, nasce no lago vitória, atravessa o Saara e desemboca no mar mediterrâneo
abriga uma das maiores áreas agrícolas do continente.

 Congo: É um rio da zona equatorial, com grande volume de água e elevado potencial hidrelétrico.

Níger: Nasce na Guiné corre para o interior e cai numa longa planicie do sul!


- Clima ; bem diversificado, graças as baixas altitudes e latitudes, médias térmicas elevadas durante o ano todo, exceto nos extremos norte e sul. Climas: Equatorial, Tropical, Tropical de altitude, Semiárido, Árido, Mediterrâneo.

- Vegetação: é um espelho do clima da região, já que as paisagens se distribuem de forma quase que igual a do clima. Como pode ser visto nos mapas abaixo:





segunda-feira, 14 de abril de 2014

Nova seção no blog!

Olá! Hoje quero introduzir uma nova seção no blog! eu nomeei de DICAS
Simmmm, isso mesmo caro companheiro vestibulando, dicas minhas tanto de sites pra pesquisa, filmes que ajudam na prova, como de técnicas para os vestibas, e também comentários de alguns amigos que já começaram a faculdade, comentando sobre o seu curso (o que pode ajudar os indecisos).
é isso espero que gostem! comentários, pedidos.. fiquem á vontade! 

E para inaugurar a nova seção, quero indicar um blog que os vestibulandos de humanas vão amar.... 
é o HistóriaBlog! lá tem muito conteúdo, muitas curiosidades.. pra quem ama história assim como eu, vai adorar este blog, é muito interessante!
Ah sim, eles têm uma seção enorme sobre dicas e vídeos para o ENEM! então ele vale pra quem odeia história e precisa muito estudar haha

Resumo e Ficha de Leitura - Vidas Secas!

Assunto: Vidas Secas - Graciliano Ramos


A família de retirantes, formada pelo vaqueiro Fabiano, Sinhá Vitória, dois filhos e a cachorra Baleia vara o sertão nordestino a procura de um lugar melhor. Desalentados pela fome e o cansaço, arrastam-se pelo solo empobrecido pela seca, levando consigo o pouco que lhes resta.
 O filho menor cai, sem forças para continuar e o pai, irritado, coloca-o nas costas, penalizado com a condição da família. Procura saciar a fome, sacrificando o papagaio e o preá caçado por Baleia.

Invadem uma fazenda abandonada, onde, aliviado, Fabiano se julga homem, para, em seguida, considerar-se mais um “bicho”, capaz de vencer todas as dificuldades.” Passou a tomar conta de casa alheia, do gado que restava, entendendo-se com os animais e empregando a mesma linguagem restrita a grunhidos e monossílabos, para comunicar-se com os parentes.


Quando o dono da fazenda retorna, expulsa a família do vaqueiro, que se mostra prestativo e humilde e acaba conquistando a vaga de capataz.

Um dia, Fabiano vai à cidade fazer compras e, quando toma uma cachaça em um bar, é convidado para um jogo de cartas por um soldado amarelo. Perde todo o dinheiro e sai da partida acabrunhado. O soldado, dizendo-se ofendido, pelo abandono brusco do carteado, acaba ocasionando a prisão do vaqueiro, onde é impiedosamente surrado sem Ter como defender-se, amargando a revolta.

Sinha Vitória, que não consegue realizar seu sonho de possuir uma “cama de lastro de couro”, um dia revolta-se com a rotina doméstica, os filhos e a cachorra Baleia. Mas , em seguida, resolve conservar as esperanças, imaginando diversas maneiras de obtê-la, tornando-se quase feliz.

Ao chegarem as chuvas de inverno, a família se reúne ao redor do fogão para se aquecer. É quando as crianças ouvem a conversa monossilábica e confusa dos pais, sem poder entendê-los, porque a escuridão impede de observar seus gestos e expressões.
Enquanto Fabiano vê afastado o perigo da seca, Sinhá Vitória teme o perigo da enchente.
No Natal., a família, em trajes de passeio e calçando sapatos, vai à cidade. A sensação de desconforto gerada pelas roupas e calçados apertados aumenta quando, comparados aos tipos da cidade, sentem-se inferiorizados. Os meninos e a cachorra se mostram amedrontados em meio à multidão, enquanto sinhá Vitória participa da missa e Fabiano procura um bar para embebedar-se e assim, superar a humilhação.

Na fazenda, Baleia adoece e Fabiano se vê obrigado a sacrificá-la. Com o episódio de sua morte, fica clara a condição humana a que fora alçada a personagem pelos membros da família, que sentem a perda como a de um ente querido.

Ao acertar as contas com o patrão, Fabiano sente-se lesado, mas aceita passivamente a justificativa de que a diferença era por juros devido a adiantamento recebido. Fabiano se revolta, mas não reage.

As aves em partida anunciam a proximidade de nova seca. Os animais começam a tombar de fome e sede. Com medo do futuro, Fabiano começa a pensar no soldado amarelo e no dono da fazenda, a quem identifica como “governo”. Revoltado com sua impotência, julga-se um “cabra safado”.

Com a chegada da seca, Fabiano pensa em resistir e permanecer na fazenda. A morte em número cada vez maior de animais, porém, faz com que decida fugir para outro lugar. Desconsolados, combinam partir de madrugada, para não encontrar o patrão com quem estavam endividados. Conversam para atenuar o sofrimento, enquanto caminham com a esperança de, um dia, alcançar um lugar onde “os meninos aprendessem coisas difíceis e necessárias”, um lugar “desconhecido e civilizado.”







Ficha de Leitura


* Estrutura da Narrativa: os capítulos são independentes e podem ser lidos em ordem aleatória, uma vez que foram produzidos como contos e publicados em jornais da época. Servem para dar unidade à narrativa apenas o primeiro e o último capítulos, respectivamente, “Mudança” e “Fuga”, que marcam o início e reinício do ciclo da seca.


* Foco Narrativo (onisciência prismática): narrador em terceira pessoa, em cada capítulo evidencia-se um protagonista e tudo é narrado segundo a visão de mundo da personagem em evidência.



* Tempo e Espaço : a realidade miserável do sertão nordestino e o sistema da seca como o agente antagônico da história, que torna a família de retirantes “vidas secas’, impossibilitadas de qualquer forma de ascensão. A história se passa no período entre duas secas e o romance é atemporal: tanto pode ser a década de 30 (época da publicação) como os dias atuais.


* Personagens : Fabiano, Sinhá Vitória, Menino Mais velho, Menino Mais Novo, Cachorra Baleia são os membros da família de retirantes e protagonistas da história. Observe-se o processo de animalização dos seres humanos e de antropomorfização da cachorra.

Patrão, Fiscal da Prefeitura e Soldado Amarelo são os agentes antagônicos, cada um, à sua maneira, explora a família de Fabiano.


* Elementos Estilísticos : -construção inovadora da narrativa, cujos capítulos , com exceção do primeiro e último, podem ser lidos em ordem aleatória;
- cuidado especial no tocante à linguagem – a família de retirantes tem dificuldades de fazer uso da linguagem verbal , comunicando-se através de sons guturais, grunhidos e monossílabos. Sua dificuldade de expressão é um dos grandes fatores que o condicionam à marginalidade, inclusive veem o domínio da língua como perigo e os pais censuram as crianças quando estas se demonstram questionadoras. No entanto o narrador explora seu fluxo de consciência através do discurso indireto livre. -


* Tema principal e secundários : O tema é o drama da seca no Nordeste, não só a seca como agente climático, mas o sistema social do local é responsável por produzir “Vidas Secas”. Temas secundários: coisificação ou exploração do homem como objeto do próprio homem, a falta de domínio da língua culta como fator de exclusão social, a incapacidade de verbalizar a revolta e reivindicar direitos sociais.


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Biologia! Sistema Excretor

Olá! gente, decidi fazer umas postagens aleatórias de resumos, várias materias, mas darei continuidade a todas elas... Então vamos lá, hoje o assunto é Sistema Excretor.

Funções: eliminação de resíduos tóxicos do metabolismo ajudando a manter o meio interno equilibrado (homeostase)

Estruturas para excreção

difusão simples - protozoários
                             - poríferos
                             - celenterados

célula-flama - platelmintos
tubos em H - asquelmintos
nefrídeos - anelídeos
rins primitivos - moluscos 
papulas superficiais- Equinodermos
rins - cordados

tubos de malphigi - insetos
glandula verde - crustaceos   - Artrópodes
glandula coxal - aracnídeos

Produtos da Excreção

Amônia = NH3 muito tóxico, só é liberado quando bem diluído, por isso somente os amoniotélicos que possuem grande disposição de água.
ex: peixes ósseos e girinos

Uréia = [CO(NH2)2] relativamente tóxica, é liberada com pouca diluição, mecanismo de economia de água que possibilitou a conquista do meio terrestre, são os uriotélicos
ex: anfíbios,mamíferos e peixes cartilaginosos.

Ác Úrico = atóxico e não necessita da diluição a excreta é como uma pasta, são os uriotélicos
e que têm a maior economia de água.
ex: aves, insetos e répteis

Excreção humana
sistema composto por: 2 rins, 2 ureteres, 1 bexiga, 1 uretra

* A filtragem das substâncias dá-se por um processo bastante complexo com estruturas dos rins chamadas NÈFRONS que filtram o sangue.

*A quantidade de H2O  desenv é controlada pelo hormônio anti-diurético (ADH) produzido na hipófise

*OBS: a transformação de amônioa em uréia é feita pelo fígado.

Principais excretas : CO2, compostos nitrogenados e excesso de H2O





terça-feira, 8 de abril de 2014

Biologia! Reino Monera

Reino Monera! 

Constituído por bactérias e cianobactérias
características do reino: 
- Unicelulares
- Procariontes (sem núcleo organizado)
- citoplasma desprovido quase totalmente de estrutura membranosa
- inexistência de cloroplasto

compostas por:
- hialoplasma
- ribossomos
- cromatina (dna)
- membrana plasmatica
  
(Estrutura celular de uma bactéria)

Nutrição:

As Bactérias se alimentam de diversos modos, entre eles podemos distinguir grupos como:
- Autotróficas: são capazes de produzir as substâncias orgânicas que lhes servem de alimento, a partir de substâncias inorgânicas.

- Quimioautotróficas: utilizam oxidações inorgânicas como fonte de energia para sintetizar substâncias orgânicas a partir de gás carbônico (CO2) e de átomos de hidrogênio (H) 

- Heterotróficas: a maioria das espécies de bactéria apresenta nutrição heterotrófica, alimentando-se de moléculas orgânicas produzidas por outros seres vivos. As saprofágicas obtêm alimento a partir de matéria orgânica sem vida. Desempenham a função de decompositoras.
As parasitas são as que obtêm alimento a partir de tecidos corporais de seres vivos, em geral causando doenças.

Reprodução: 

Bactérias se reproduzem, sexuada e assexuadamente.

Assexuada:
Divisão binária: As bactérias se reproduzem assexuadamente por divisão binária. Nesse processo, a célula bacteriana duplica seu cromossomo e se divide ao meio, originando duas novas bactérias idênticas a ela. Esta é a forma mais usual da reprodução bacteriana.

(esquematização de rep assexuada)

Sexuada:
Para as bactérias considera-se reprodução sexuada qualquer processo de transferência de fragmentos de DNA de uma célula para outra. Depois de transferido, o DNA da bactéria doadora se recombina com o da receptora, produzindo cromossomos com novas misturas de genes. Esses cromossomos recombinados serão transmitidos às células-filhas quando a bactéria se dividir.
A transferência de DNA de uma bactéria para outra pode ocorrer de três maneiras: por transformação,transdução e por conjugação.

Classificação:
As bactérias são classificadas pelo seu formato e são divididas em
cocos,bacilosvibriões, e espirilos. Os cocos, podem se agrupar, e formarem colônias. Grupos de dois cocos formam um diplococo, enfileirados formam um estreptococos, e em cachos, formam um estafilococo.



Doenças:
Bactérias são causadoras de inúmeras doenças, tais como: Tuberculose,acne,lepra,difteria, sífilis, coqueluche,tétano, leptospirose, gonorréia, miningite, salmonela

Ps: Para efeitos de vestibular é bastante importante memorizar as doenças causadas por bactérias e por vírus, já que geralmente é pedido para diferenciar o tipo de tratamento com as doenças causadas pelos dois.

Biologia! Divisão dos Reinos

Ficam divididos todas as espécies em Reinos, tais qual:

- Reino Monera : bactérias e cianobactérias
- Reino Protista: Algas e Protozoários
- Reino Fungi: Fungos
- Reino Vegetal (metaphyta): Briófitas,Pteridófitas,etc..
- Reino Animal (metazoa): Pòrírferos,Cnidarios,Cordados, etc..
- Vírus: Não constituem um reino, e não fazem parte de nenhum, já que são acelulares.

Ainda existem as subdivisões de cada reino, para especificar e catalogar melhor todos os seres vivos. 
*  Reino - Filo - Classe - Ordem - Família - Gênero -  Espécie *
A cada subdivisão, o parentesco entra determinadas especies se intensifica.

PS: Eu ia postar em conjunto com este post, o prox post sobre o reino monera, mas achei que ia ficar muito comprido, então decidi destrinchar os dois.. por isso este é um post bem peq e resumido.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Livros - UFPR (2014/2015)

Olá galera vestibulanda do meu Brasil! Hoje vou postar pra vocês a lista de livros que será utilizada no vestibular deste ano na UFPR (por falar nisso cadê as datas de meio de ano hein?) 
Enfim, mostrarei aqui a lista, e logo mais,depois de terminar de ler as obras e resumi-las eu posto seus respectivos resumos pra facilitar a vida de vocês...  e a minha! Mas vale lembrar, ler o livro tem todo um gosto mágico e um aprendizado muito melhor, então se puderem/quiserem...LEIAM!



críticas, comentários, pedidos.. é só falar!